top of page

Catarina Mina - brasilidade a cada detalhe

Integrante do Brasil Eco Fashion, Catarina Mina transforma a beleza das técnicas artesanais brasileiras, em arte que veste a vida!

Foto: Divulgação Instagram @catarinamina

 

Celina Hissa, fundadora da marca, é designer e mestre em comunicação social pela Universidade Federal do Ceará. Em seu trabalho de mestrado, pesquisou sobre modos de produção coletiva a partir da atuação de grupos de artistas de Fortaleza. Desenvolve trabalhos investigando a produção artesanal brasileira, dentre eles exposições de arte, design e outros.

Com 12 anos de existência a Catarina Mina possui um portfólio extenso em sua produção onde fizeram private label para marcas como Água de Coco, Osklen, Le Lis Blanc, Daslu, Maria Garcia, Maria Filó, Lita Mortari.


A coleção atual da marca apresenta de forma delicada a técnica de rendeiras brasileiras, um olhar poético sobre o debruças em almofadas das artesãs e as habilidades que passam de geração em geração.

Ao todo são mais de 5000 rendeiras de bilro na região do Trairi. Da semente do bilreiro, um árvore da região, vem o acabamento das agulhas, feitas de espinhos de cardeiro. Sobre uma almofada, muitas mães e avós criaram suas famílias e ensinaram o fazer às suas crianças, que cresceram já arriscando um ponto ou outro e cedo se tornaram, também, artesãs rendeiras.







Em 2019, a QAIR e a Catarina Mina desenvolveram um projeto junto às mulheres de Trairi, no litoral oeste do Ceará. Esse misto de sertão e praia guarda um dos saberes mais valiosos do nosso artesanato: a renda de bilro. Em torno dela e junto de nossas equipes, mais de 100 rendeiras trabalharam durante os últimos meses para que desenvolvêssemos juntas uma coleção.


"Cada peça do projeto virá assinada pela artesã que a fez, e assim você pode chegar mais pertinho dessa história, como tem que ser! Aproximando a câmera do celular de um QR code fixado à peça, você pode ver muito além da assinatura: mas também a história de quem esteve envolvido no processo de feitura de sua roupa!"


Para saber mais um pouco sobre as mãos talentosas por trás das almofadas de renda clique aqui ! Gostou do conteúdo? gostaria de compartilhar seu trabalho no Backstage? mande seu e-mail para contact@backstagefashionstories.com com o assunto "Vale a pena ver primeiro + nome" Queremos conhecer talentos pelo mundo todo e que você faça parte também!


Compartilhe, Curta e Comente, e para mais inspirações não deixe de acompanhar nosso Instagram @backstagefashionstories


Yorumlar


bottom of page