Mocktail Movement Monin: São Paulo brinda ao sabor sem álcool
- Danielle Moreira
- 11 de ago.
- 2 min de leitura
Mocktail Movement Monin chega a São Paulo e mais 10 cidades, celebrando a coquetelaria sem álcool com drinks autorais exclusivos.

Foto: Reprodução Instagram @moninbrasil
O Mocktail Movement, apresentado pela Monin, chega a São Paulo em sua segunda edição e promete transformar agosto em um mês de celebração para quem busca experiências sofisticadas sem a necessidade de bebidas alcoólicas. A iniciativa, que acontece simultaneamente em 11 cidades do Brasil, reúne alguns dos principais bares e restaurantes da capital paulista com criações autorais e exclusivas de mocktails.

Mais do que uma tendência, os drinks sem álcool conquistam espaço definitivo nas cartas de bares e restaurantes, refletindo o novo comportamento do consumidor, cada vez mais atento ao equilíbrio entre bem-estar e prazer. Segundo relatório da IWSR (International Wines and Spirits Record), divulgado em 2025, consumidores que reduzem a ingestão de álcool já são maioria em 15 dos principais mercados do mundo, incluindo o Brasil. O segmento deve crescer entre 4% e 7% ao ano até 2028, movimentando cerca de US$ 4 bilhões no mercado global.

Foto: Moody Mixologist
Essa transformação no consumo dialoga diretamente com a trajetória da Monin, marca francesa fundada em 1912 por Georges Monin, que começou sua história em uma pequena cidade da França. Em mais de 100 anos, a marca conquistou posição de destaque global em soluções para mixologia e hoje está presente em mais de 155 países, inspirando bartenders, baristas e chefs com ingredientes de alta qualidade e uma coleção de sabores reconhecida em todo o mundo. No Brasil, atua desde 2015 e prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica nacional em 2025, fortalecendo ainda mais a parceria com profissionais do setor.
Em São Paulo, o público poderá experimentar quatro criações que traduzem a essência do movimento:
“Dulce Verano” – Restaurante Iki

“Matahari” – Rede Cruzeiros

“Mystic” – Sky Hall

“Yugen no Chá” – Daisho

Cada receita foi desenvolvida para surpreender, combinando ingredientes inusitados, apresentações marcantes e toda a complexidade sensorial da alta coquetelaria — mas sem álcool.
Para Alexandre Boyer, diretor-geral da Monin Brasil, o Mocktail Movement marca uma nova forma de brindar:
“Os consumidores já não enxergam as bebidas alcoólicas como a única opção para os momentos de socialização, mas para isso desejam uma experiência sensorial atrativa e diferenciada. Nesse contexto, o Mocktail Movement nasceu para incentivar uma nova forma de brindar, mais conectada aos hábitos contemporâneos de consumo.”

Foto: Ren Fuller
Onde encontrar os drinks do Mocktail Movement
Além de São Paulo, o movimento chega a outras capitais e cidades brasileiras durante o mês de agosto:
São Paulo (SP): 300 Sky Bar, Bolovo, Daisho Japonese Food, Iki
Rio de Janeiro (RJ): Zazá, Katsuo Culinária Asiática, Muah Gastrobar, Vidah! Gastro lounge
Belo Horizonte (MG): Terraço Niê, Montê Bar
Curitiba (PR): TAJ
Balneário Camboriú (SC): TAJ SC
Porto Alegre (RS): Spia Bar
Fortaleza (CE): Moleska Gastrobar
Recife (PE): Arvo Restaurante, Yugo Premium
Salvador (BA): Vona Ristorante, Morea Fusion
Goiânia (GO): Malibu Sushi Bar, Alma Boutique Bar
Brasília (DF): Mezanino