Galeries Lafayette celebra moda africana com a pop-up “Africa Now”
- Danielle Moreira
- 2 de jun.
- 2 min de leitura
De 18/6 a 8/7, a Galeries Lafayette celebra a moda africana contemporânea com a pop-up Africa Now.

Foto: Ibrahim Fernandez
Entre os dias 18 de junho e 8 de julho, a Galeries Lafayette Paris Haussmann recebe a pop-up “Africa Now”, uma iniciativa que celebra a riqueza cultural e a força criativa da moda africana contemporânea. A proposta traz para o coração de Paris uma seleção de criações de designers do continente que reafirmam sua herança, traduzindo saberes, tradições e inovação em peças autorais e potentes.

Foto: We Are NBO
A ativação é fruto de uma colaboração entre a Canex (Creative Africa Nexus), a estilista e empreendedora Adama Paris, além da união entre o projeto Africa Fashion Up e o Studio Ka. A curadoria evidencia a diversidade e o impacto crescente da moda africana no cenário global — movimento que ecoa meses após a exposição “Wax”, também realizada na Galeries, dedicada ao icônico tecido africano.
Foto: Adama Paris
Foto: Banke Kuku
A Canex, projeto do Afreximbank para o fortalecimento das indústrias criativas africanas, apresenta marcas como Late For Work, Boyedoe, Wuman e We Are NBO. Por sua vez, Adama Paris, referência na promoção da moda africana em eventos globais, leva ao espaço suas próprias criações e trabalhos de Nene Yaya, Ibrahim Fernandez e Sisters Of Afrika. A colaboração entre Africa Fashion Up e Studio Ka traz nomes como Banke Kuku, Algueye, e as marcas Bandama e Collé Sow Ardo.
Foto: Nene Yaya
Para Alix Morabito, diretora de Compras e Projetos Especiais da Galeries Lafayette, receber essa nova geração de talentos é uma oportunidade de “traduzir toda a energia e a magia do processo criativo que surge do continente africano”.
Foto: Bandama

Foto: Ibrahim Fernandez
A pop-up “Africa Now” reflete um movimento consistente de visibilidade e fortalecimento da moda africana, impulsionado por projetos como o próprio Africa Fashion Up, que tem se consolidado como uma plataforma de mentoria, formação e exposição para designers emergentes. Apoiado por instituições como Balenciaga e HEC Paris, o programa tem inserido esses criadores em redes internacionais, com participação em eventos como a Paris Fashion Week.
Foto: Collé Sow Ardo
Por trás da iniciativa, também está o trabalho consistente de Adama Amanda Ndiaye, conhecida como Adama Paris. Além de estilista, ela lidera projetos como a Semana de Moda de Dakar e a Black Fashion Xperience, além de atuar ativamente no fomento ao empreendedorismo feminino no Senegal e em outros países africanos.
Foto: Sisters Of Afrika
Com mais de 130 anos de história, a Galeries Lafayette Paris Haussmann evidencia com “Africa Now” seu compromisso em ser não apenas um polo de consumo, mas também de cultura e expressão. O projeto demonstra como a moda africana, longe de ser periférica, ocupa hoje um lugar de protagonismo, trazendo narrativas que atravessam fronteiras e ressignificam os códigos contemporâneos do vestir.
Comments