Costa Boal apresenta tradições e excelência dos vinhos Portugueses
Costa Boal Family Estates une tradição e inovação com vinhos do Douro, Trás-os-Montes e Alentejo, destacando-se com rótulos premiados.
Foto: Divulgação
A Costa Boal Family Estates é uma vinícola portuguesa com mais de 150 anos de história. Fundada em 1857 na região do Douro, em Cabêda (Alijó), a tradição da vinícola se estende por gerações, com vínculos profundos com a cultura e história da produção vitivinícola portuguesa. Sob a liderança de António Boal, a empresa não apenas resgata essa herança, mas também inova, diversificando seu portfólio e produzindo vinhos com qualidade superior.
Foto: Divulgação
Com presença nas regiões do "Douro", "Trás-os-Montes" e "Alentejo", a Costa Boal preserva práticas tradicionais, como a pisa a pé em lagares de granito, mas ao mesmo tempo aposta em técnicas modernas. A combinação entre terroirs variados e vinhas centenárias oferece vinhos únicos, como o aclamado "Very Very Old Port", com mais de 100 anos de história.
A marca ganhou destaque internacional e foi premiada como “Produtor do Ano 2021” pela revista "Grandes Escolhas", além de obter Medalhas de Ouro no Concurso de Vinhos de Portugal e no Wine Trophy. Os vinhos da Costa Boal são assinados pelo enólogo Paulo Nunes, reconhecido duas vezes como “Enólogo do Ano” em Portugal, que valoriza as vinhas antigas da vinícola.
Foto: Divulgação
Com uma história enraizada e um olhar para o futuro, António Boal lidera o projeto com paixão, expandindo para novos mercados e apresentando rótulos exclusivos que refletem o melhor das terras portuguesas.
Costa Boal Homenagem Rosé 2023
Região: Douro
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz
Vinificação: Fermentação em cubas de inox a baixas temperaturas para preservar frescor.
Notas de Prova: Rosé elegante, com frescor acentuado e aromas de frutas vermelhas frescas e flores.
Teor Alcoólico: 13%
Temperatura de Serviço: 10°C a 12°C
DOC Trás-os-Montes Branco – Safra 2021
Castas: Côdega de Larinho e Viosinho
Vinificação: Prensagem suave com separação do mosto lágrima, fermentação em cubas de inox a 16°C.
Notas de Prova: Cor citrina, com aromas florais e toques de mineralidade. Na boca, revela acidez viva e um final fresco e prolongado.
Teor Alcoólico: 13%
Temperatura de Serviço: 10°C a 12°C
DOC Trás-os-Montes Tinto – Safra 2016
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz
Vinificação: Maceração pré-fermentativa seguida de fermentação em inox e estágio de 8 meses em barricas de carvalho francês.
Notas de Prova: Cor rubi intensa, aromas de frutas vermelhas, com notas de menta e tabaco. Taninos bem integrados e final persistente.
Teor Alcoólico: 14%
Temperatura de Serviço: 16°C a 18°C
Flor do Côa Douro - Safra 2020
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz
Vinificação: Transporte em caixas de 20 Kg, desengace com esmagamento, maceração pré-fermentativa durante 24 horas, inoculação seguida de fermentação em cubas de inox abaixo de 24°C.
Notas de Prova: Côr rubi, muito intenso e complexo. Elegante, estruturado, persistente onde regressam as notas de fruta madura. com fim de boca suave e agradável.
Teor Alcoólico: 14%
Temperatura de Serviço: 16°C a 18°C
DOC Douro Flor do Tua, Superior 17 - Safra 2015
Castas: Touriga Franca e Touriga Nacional (Vinhas Velhas)
Vinificação: Transporte em caixas de 20 Kg, desengace com esmagamento, maceração pré-fermentativa durante 24 horas, inoculação seguida de fermentação em cubas de inox abaixo de 24°C .
Nota de Prova: Vinho intenso com 17 graus, forte, equilibrado, com notas de frutos vermelhos. Taninos nobres e presentes. Um vinho com muita presença, rico e que tem um final envolvente e longo
Teor Alcoólico: 17%
Temperatura de Serviço: 16°C a 18°C
Monte Cardeais Reserva Branco - Safra 2021
Castas: Chardonnay e Antão Vaz
Vinificação: Maceração pré- fermentativa após desengace de 6 a 12h após desengace, prensagem suave som separação do mosto de lagrima. Decantação estática durante 48h.Arranque de fermentação espontânea em cuba de inox a temperatura controlada, terminando a mesma em barrica, onde fica a estagiar sobre borras finas durante 6 meses.
Nota de Prova: Cor cítrica. No nariz sobressai o lado floral e de fruta de polpa branca. Na boca tem personalidade e nervo suportado pela concentração conferida pelo estágio em barrica. Antecipa uma boa evolução em garrafa.
Teor Alcoólico: 13 %
Temperatura de Serviço: 10°C a 12°C
Monte dos Cardeais Reserva Tinto - Safra 2019
Castas: Alicante e Syrah
Vinificação: Desengace com leve esmagamento, maceração pré-fermentativa de 48h, fermentação espontânea a temperatura controlada em cubas de inox e maceração pós- fermentativa de 10 a 15 dias.
Nota de Prova: Cor rubi profunda, notas de frutos vermelhos com alguma compota, fumo e especiarias. Na boca é bem estruturado com taninos macios e um final longo.
Teor Alcoólico: 14.5%
Temperatura de Serviço: 16°C a 18°C
Segredo 6 – Safra 2021
Região: Trás-os-Montes
Castas: Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Amarela
Vinificação: Uvas de vinhas com mais de 60 anos, fermentadas em cubas de inox com temperatura controlada.
Notas de Prova: Vinho tinto de grande complexidade, com taninos finos e aromas intensos de frutas negras e especiarias.
Teor Alcoólico: 14%
Temperatura de Serviço: 16°C a 18°C
O Segredo 6 é fruto de uma parceria entre António Boal e o ex-jogador de futebol Costinha, representando a fusão entre tradição e inovação com uma produção limitada a apenas 600 garrafas.
A Costa Boal Family Estates é um verdadeiro ícone da tradição vinícola portuguesa. Com vinhas que contam histórias centenárias e rótulos premiados, a vinícola consegue unir inovação e herança cultural. Os lançamentos mais recentes, como o Costa Boal Homenagem Rosé e o Segredo 6, reforçam o compromisso da marca em oferecer vinhos únicos que expressam o melhor de cada terroir.
Comments