CCBB SP apresenta Tesouros Ancestrais do Peru
Exposição no CCBB SP apresenta mais de 162 peças raras que revelam o cotidiano e a cultura das antigas civilizações andinas.
Foto: Divulgação
O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) inaugura, em 04 de setembro, a exposição "Tesouros Ancestrais do Peru", uma mostra que convida o público a explorar a riqueza cultural e histórica das antigas civilizações andinas. Com entrada gratuita, a exposição reúne mais de 162 objetos em cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis, oferecendo uma imersão única na vida cotidiana dos povos que habitaram a região entre 900 a.C e 1600 d.C.
Foto: Museo Oro del Perú – Armas del Mundo | Fundación Miguel Mujica Gallo
Dividida em cinco blocos temáticos Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis, e Colonização, a exposição ocupa os quatro andares do CCBB SP até 18 de novembro. Patrocinada pelo Banco do Brasil e BB Asset Management, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra é organizada pela Arte A Produções e inclui objetos raros que fazem parte do catálogo do Museo Oro del Perú y Armas del Mundo, reconhecidos como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru.
Foto: Museo Oro del Perú – Armas del Mundo | Fundación Miguel Mujica Gallo
A exposição destaca o legado do Império Inca, a maior e mais importante reunião de culturas da América antiga, e explora desde os primeiros habitantes da região até a colonização espanhola. No primeiro bloco, "Linha do Tempo", o visitante pode traçar a evolução tecnológica das civilizações andinas, enquanto o bloco "Mineração" revela a maestria no uso de metais preciosos como ouro e prata. Na seção "Divindades e Rituais", são expostas peças cerimoniais que decoravam templos e adornavam líderes religiosos. Já o bloco "Cerâmica e Têxteis" apresenta as técnicas de produção que datam de 1.800 a.C., incluindo peças utilitárias e artísticas. Por fim, o bloco "Colonização" aborda o impacto da chegada dos espanhóis e a formação de uma nova identidade cultural sincrética.
Foto: Museo Oro del Perú – Armas del Mundo | Fundación Miguel Mujica Gallo
Além das peças arqueológicas, a mostra inclui obras contemporâneas que convidam à reflexão crítica sobre o impacto das civilizações andinas. Destaque para a réplica do "Quipu de Nasca", do arqueólogo Alejo Rojas, e a instalação "Saqueo", de Iván Sikic, que questiona o legado da exploração colonial.
O programa "CCBB Educativo Arte e Cultura" também faz parte da exposição, oferecendo atividades para todas as idades, como oficinas, contação de histórias e uma instalação sensorial que replica um templo andino. A mostra promete ser uma experiência enriquecedora para quem deseja conhecer mais sobre a rica história das civilizações andinas e seu impacto na cultura global.
Serviço:
Data: 04 de setembro a 18 de novembro de 2024
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras.
Ingressos gratuitos: disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP.
Comments